São Paulo, domingo, 07 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro aponta 40 quadros falsos ou erroneamente atribuídos ao pintor

DA REDAÇÃO

Além dos 155 quadros autênticos, "Frans Post (1612-1680) - Obra Completa" aponta 40 quadros considerados falsos ou que foram erroneamente atribuídos ao pintor holandês, além de outros 11 trabalhos de autoria duvidosa.
As avaliações foram feitas por um comitê de seis especialistas formado pelos brasileiros Pedro e Bia Corrêa do Lago; por Frits Duparc, do Museu Mauritshuis (Casa de Maurício de Nassau), da Holanda; por George Gordon e George Wachter, da Sotheby's de Londres e de Nova York, respectivamente; e pelo alemão Leon Krempel.
O trabalho do grupo durou 12 anos. Corrêa do Lago reúne informações desde 1994, dois anos antes do comitê passar a trabalhar.
Os 155 trabalhos autênticos reproduzidos no livro foram aceitos por unanimidade. Também houve unanimidade com relação à seleção dos 40 quadros rejeitados, igualmente incluídos no livro. Um deles é "Paisagem Rural", óleo sobre tela do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
"Apenas um voto contrário foi suficiente para classificar uma obra como duvidosa", disse Pedro Corrêa do Lagoa à Folha sobre os 11 óleos que são tradicionalmente atribuídos a Post e que constam da terceira categoria.
Há cópias realizadas com o objetivo de se fazerem passar por obras autógrafas. "E também há quadros perfeitamente autênticos, mas de outros pintores", afirma Corrêa do Lago. Para o autor, no entanto, "o enfoque do catálogo não é apresentar as obras rejeitadas".


Texto Anterior: + Livros: Tudo sobre o primeiro retratista da capivara
Próximo Texto: + Lançamentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.