UOL


São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

Conrad sobre o Titanic e a 1ª Guerra
Acaba de sair na Inglaterra "Notes on Life and Letters" [Cambridge University Press, 503 págs., 70 libras], que reúne 26 textos de ocasião de Joseph Conrad. Nele o romancista polonês (1857-1924), autor de "O Coração das Trevas", "Nostromo" e "Lord Jim", escreve sobre temas como o naufrágio do Titanic, a eclosão da Primeira Guerra Mundial e sua relação com outros escritores. Publicado originalmente em 1921, o livro ganha nova edição organizada por J.H. Stape.

Saem cursos de Barthes sobre o romance
Está saindo na França "A Preparação do Romance 1 e 2" (Seuil/Imec, 480 págs., 25 euros), que reúne cursos e seminários proferidos pelo crítico entre 1978 e 1980. Organizado por Nathalie Léger, o livro aborda romances, correspondências e diários de autores como Proust, Flaubert, Kafka, Balzac, Nietzsche e Tolstói. Sobre Barthes (1915-80) também está saindo "Le Plaisir des Formes" (Seuil, 234 págs., 20 euros), com textos de Umberto Eco, Julia Kristeva e Isabelle Huppert, entre outros.

A marcha dos intelectuais franceses
Sobre o que denomina "as ruínas do determinismo sociológico", François Dosse procura construir em seu novo livro, "La Marche des Idées" [360 págs., 24 euros, ed. La Découverte], uma história dos intelectuais. Autor de "História do Estruturalismo", ele coloca em perspectiva a passagem do engajamento fundado em uma ética da convicção à intervenção, que se baseia em uma ética da responsabilidade, e pretende restituir a pluralidade da figura do intelectual pós-caso Dreyfus.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + cinema: O predomínio da violência
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.