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Brecht imprevisto
da Redação
Leia a seguir frases de Bertolt
Brecht proferidas entre as décadas
de 20 e 50.
Nelas, Brecht discorre sobre temas como a excessiva ideologização do estético. Como contrapeso,
Brecht defende exposições e cursos destinados a "formar o gosto"
da povo.
Em outro trecho, o teatrólogo
alemão fala sobre a importância
do jazz. Para ele, o jazz incorporou
elementos de cultura popular à
música moderna. Desse modo,
haveria para ele uma relação íntima entre o jazz e o fim da escravidão.
Formação
"Leio um trabalho sobre Gorki e
eu, redigido por uma estudante
operária de Leipzig. Ideologia,
mais ideologia, sempre a ideologia. Em parte alguma um só conceito estético; o todo se parece vagamente com a descrição de um
prato em que nada se dissesse sobre o sabor. Deveríamos organizar
com prioridade exposições e cursos destinados à formação do gosto, isto é, ao prazer de viver."
( "Diário de Trabalho 1938-1955"
- 10.6.50)
Moral
"Quando se faz derivar toda a
moral da produtividade, quando
não se concebe nada de mais elevado do que expandir plenamente
a produtividade da humanidade
toda, é preciso tomar cuidado para não suprimir o encanto da existência nua, ou da resistência a tudo valorar (...)."
( "Diário de Trabalho 1938-1955"
- 11.06.49)
A burguesia
"Segundo Benjamin, Freud acreditaria que a sexualidade está votada a desaparecer, um dia. Nossa
burguesia estima representar a
humanidade. Quando a aristocracia perdeu a cabeça, ela conservou
ao menos o rabo. A burguesia, de
sua parte, conseguiu arruinar até a
sexualidade."
( "Diário de Trabalho 1938-1955"
- 13.08.38)
A autoridade
"Por natureza, eu sou um homem dificilmente controlável. A
autoridade que não seja engendrada por meu respeito, eu a rejeito
com cólera, e as leis, não posso
considerá-las senão como proposições provisórias e próprias a se
mudar constantemente, servindo
apenas para ajustar a vida dos homens em sociedade."
( "Notas Autobiográficas,
1920-1954" (1952))
Pensamentos
"O amor da clareza:
Meu amor da clareza vem do
meu modo de pensar tão obscuro.
Eu me tornei um pouco doutrinário porque tinha uma necessidade
urgente de doutrina. Meus pensamentos se embaralham facilmente, não me incomoda declará-lo. É
o embaralhado que me incomoda."
( "Notas Autobiográficas,
1920-1954" (1938)²)
O jazz
"Um filme recreativo americano
mostrava, em uma cena na qual o
dançarino Fred Astaire acompanhava com seus sapateados os ruídos de uma sala de máquinas, a
espantosa analogia entre esses novos ruídos e o jazz, com seu ritmo
sincopado. O jazz, o que quer que
se tenha tornado em seguida neste
nosso mundo da mercadoria, teve
por efeito fazer entrar largamente
na música moderna elementos
musicais populares. Suas relações
com a emancipação dos negros
são evidentes."
( "As Artes e a Revolução" (cerca
1939)²)
O ser literário
(Atitude diante do mundo)
"A atitude de um homem diante
do mundo deveria ser literária,
tanto quanto possível. Todo homem de uma raça menos amolecida ri, certamente, de uma raça que
caiu tão baixo que, para ela, ser
literário é ter uma falha de caráter.
Todos os grandes homens eram
escritores."
( "Sobre o Cinema" (cerca
1921)²)
Trabalhos
" "A Vida de Galileu' é tecnicamente uma grave regressão, assim
como "Os Fuzis da Sra. Carrargor'
peca por oportunismo. Seria preciso reescrever inteiramente a peça (...), mas esse trabalho não poderia ser feito senão por meio da
prática, em contato com a cena.
Seria preciso estudar previamente
os fragmentos de "Fatzer' e do "Comércio do Pão'. Estes dois fragmentos são do mais alto nível técnico."
( "Diários de Trabalho -
1938-1955" - (25.02.39)²)
A forma
"Aquilo a que aspiro, do ponto
de vista formal, é um fragmento
em grandes blocos primitivos."
(Diários de Trabalho - 1938-1955
- 11.07.51).
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