São Paulo, domingo, 8 de fevereiro de 1998

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Brecht imprevisto

da Redação

Leia a seguir frases de Bertolt Brecht proferidas entre as décadas de 20 e 50. Nelas, Brecht discorre sobre temas como a excessiva ideologização do estético. Como contrapeso, Brecht defende exposições e cursos destinados a "formar o gosto" da povo. Em outro trecho, o teatrólogo alemão fala sobre a importância do jazz. Para ele, o jazz incorporou elementos de cultura popular à música moderna. Desse modo, haveria para ele uma relação íntima entre o jazz e o fim da escravidão.

Formação
"Leio um trabalho sobre Gorki e eu, redigido por uma estudante operária de Leipzig. Ideologia, mais ideologia, sempre a ideologia. Em parte alguma um só conceito estético; o todo se parece vagamente com a descrição de um prato em que nada se dissesse sobre o sabor. Deveríamos organizar com prioridade exposições e cursos destinados à formação do gosto, isto é, ao prazer de viver."
( "Diário de Trabalho 1938-1955" - 10.6.50)

Moral
"Quando se faz derivar toda a moral da produtividade, quando não se concebe nada de mais elevado do que expandir plenamente a produtividade da humanidade toda, é preciso tomar cuidado para não suprimir o encanto da existência nua, ou da resistência a tudo valorar (...)."
( "Diário de Trabalho 1938-1955" - 11.06.49)

A burguesia
"Segundo Benjamin, Freud acreditaria que a sexualidade está votada a desaparecer, um dia. Nossa burguesia estima representar a humanidade. Quando a aristocracia perdeu a cabeça, ela conservou ao menos o rabo. A burguesia, de sua parte, conseguiu arruinar até a sexualidade."
( "Diário de Trabalho 1938-1955" - 13.08.38)

A autoridade
"Por natureza, eu sou um homem dificilmente controlável. A autoridade que não seja engendrada por meu respeito, eu a rejeito com cólera, e as leis, não posso considerá-las senão como proposições provisórias e próprias a se mudar constantemente, servindo apenas para ajustar a vida dos homens em sociedade."
( "Notas Autobiográficas, 1920-1954" (1952))

Pensamentos
"O amor da clareza:
Meu amor da clareza vem do meu modo de pensar tão obscuro. Eu me tornei um pouco doutrinário porque tinha uma necessidade urgente de doutrina. Meus pensamentos se embaralham facilmente, não me incomoda declará-lo. É o embaralhado que me incomoda."
( "Notas Autobiográficas, 1920-1954" (1938)²)

O jazz
"Um filme recreativo americano mostrava, em uma cena na qual o dançarino Fred Astaire acompanhava com seus sapateados os ruídos de uma sala de máquinas, a espantosa analogia entre esses novos ruídos e o jazz, com seu ritmo sincopado. O jazz, o que quer que se tenha tornado em seguida neste nosso mundo da mercadoria, teve por efeito fazer entrar largamente na música moderna elementos musicais populares. Suas relações com a emancipação dos negros são evidentes."
( "As Artes e a Revolução" (cerca 1939)²)

O ser literário
(Atitude diante do mundo)
"A atitude de um homem diante do mundo deveria ser literária, tanto quanto possível. Todo homem de uma raça menos amolecida ri, certamente, de uma raça que caiu tão baixo que, para ela, ser literário é ter uma falha de caráter. Todos os grandes homens eram escritores."
( "Sobre o Cinema" (cerca 1921)²)

Trabalhos

" "A Vida de Galileu' é tecnicamente uma grave regressão, assim como "Os Fuzis da Sra. Carrargor' peca por oportunismo. Seria preciso reescrever inteiramente a peça (...), mas esse trabalho não poderia ser feito senão por meio da prática, em contato com a cena. Seria preciso estudar previamente os fragmentos de "Fatzer' e do "Comércio do Pão'. Estes dois fragmentos são do mais alto nível técnico."
( "Diários de Trabalho - 1938-1955" - (25.02.39)²)

A forma
"Aquilo a que aspiro, do ponto de vista formal, é um fragmento em grandes blocos primitivos."
(Diários de Trabalho - 1938-1955 - 11.07.51).



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