São Paulo, domingo, 08 de abril de 2001

Próximo Texto | Índice

+ notas

Foucault inédito sai na França
A editora Seuil acaba de lançar o terceiro volume do curso que Michel Foucault proferiu no Collège de France de 1971 até a sua morte, em 1984. O livro, intitulado "L'Hermeneutique du Sujet" (A Hermenêutica do Sujeito), é referente às aulas de 1981-82 e faz parte de um projeto de publicação integral das aulas do filósofo. 376 págs., 24,39 euros.

Mitos por Kristeva, Carrière...
Conferências sobre os mitos fundadores da história cultural do Ocidente realizadas no Instituto de Estudos Políticos de Paris originaram o livro "Le Regard d'Orphée" (O Olhar de Orfeu), ed. Seuil, 219 págs., 18,29 euros. Ensaios de Jean-Claude Carrière ("Mito e Criação Literária"), Julia Kristeva ("Romeu e Julieta e o Amor Fora-da-Lei") e outros.

O Dogma dos novos puritanos
Um movimento literário inglês intitulado "os novos puritanos" está dando o que falar. Inspirando-se no francês Michel Houellebecq e adotando um manifesto similar ao do Dogma 95 dinamarquês, Geoff Dyer, Toby Litt e outros abordam, "sem sutilezas", temas como as "raves" e a delinquência juvenil. Em julho sairá, pela Harper Collins, a antologia: "All Hail the New Puritans" (Todos Saúdem os Novos Puritanos).

Palestras de alto nível na Web
O site inglês boxmind.com traz amplo arquivo de palestras disponível tanto no formato Windows Media Player quanto em Quicktime, sobre tópicos da química, física e matemática tratados por nomes como o filósofo John Searle e o biólogo Richard Dawkins.

A moral de cada um
Em seu novo livro, "Moral Freedom" (Liberdade Moral, US$ 24,95, Norton & Company), o sociólogo Alan Wolfe busca esboçar a atitude típica do americano de hoje diante de questões como a fidelidade conjugal, o trato com colegas e empregados etc. Com base em ampla pesquisa, Wolfe dá prosseguimento, de certo modo, ao seu polêmico "One Nation, After All" (Uma Nação, Depois de Tudo) ao enfatizar a crise das alegações morais de tipo religioso -tidas por Tocqueville, no século 19, como cruciais aos EUA- e conclui que a meta moral da "boa vida" está se tornando luta feita de escolhas e experiências pessoais, mais do que obediência às tradições.



Próximo Texto: + personagem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.