São Paulo, domingo, 08 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ lacanianas

Projeto de lei causa polêmica ao querer regulamentar a profissão de psicanalista


Em 13 de dezembro do ano passado, o deputado evangélico Eber Silva (PDT-RJ) encaminhou ao Congresso o projeto de lei nš 3.944, que trata da regulamentação da profissão de psicanalista. De acordo com o projeto, o exercício profissional da psicanálise passaria a submeter-se ao Conselho Federal de Medicina, pautando-se por um estatuto único.
Hoje a formação do analista é de exclusiva responsabilidade das sociedades de psicanálise, que, segundo critérios próprios, estabelecem as condições para a prática do psicanalista.
No mês passado, a comunidade psicanalítica brasileira começou a mobilizar-se contra a proposta do deputado e encaminhou à Câmara um abaixo-assinado repudiando o projeto de Lei, que está em tramitação.
Entre os deputados que já se pronunciaram contra o projeto estão Paulo Delgado (PT-MG) e Sérgio Miranda (PC do B-MG).

Comemoração do centenário de nascimento terá megaencontro no Rio de Janeiro

Da próxima quarta-feira até sábado, 14 de abril, acontecerá no hotel Glória, no Rio de Janeiro, o evento "2001 - A Odisséia Lacaniana".
O colóquio, promovido pela Associação dos Fóruns do Campo Lacaniano e presidido pelo psicanalista Antonio Quinet, reunirá mais de 150 psicanalistas brasileiros e estrangeiros. O encontro discutirá, entre outros temas, a formação do analista, o final de análise, a transferência e as relações da psicanálise com a psiquiatria e a medicina em geral.
Entre os participantes estarão Sonia Magalhães e Eduardo Vidal (Brasil), Colette Soler e Pierre Bruno (França), Gabriel Lombardi (Argentina) e Carmen Gallano (Espanha).
Mais informações podem ser obtidas na sede de Formações Clínicas do Campo Lacaniano (tel. 0/xx/21/537-1786) ou no site www.psiconet.com/brasil/odisseia


Texto Anterior: + glossário de lacanês
Próximo Texto: + literatura: O caso do cavaleiro romancista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.