São Paulo, domingo, 09 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+quem foi Dmitri Chostakóvitch

DA REDAÇÃO

O compositor sinfônico Dmitri Dmitrievich Chostakóvitch nasceu em 25 de setembro de 1906 em São Petersburgo, na Rússia. Teve as primeiras lições de piano ainda na infância, com a mãe.
Compôs a primeira de suas 15 sinfonias aos 19 anos. Em 1929, concebeu a sua primeira ópera, "O Nariz". Em 1934, compôs "Lady Macbeth do Distrito de Mzensk", ópera acolhida com entusiasmo pelo público e com receio por Stálin. A modernidade da obra desagradou ao ditador soviético.
Restrito a escrever músicas para filmes, o compositor aplacou a tensão com a política stalinista e, em 1937, estreou a sua quinta sinfonia -a sua obra mais famosa.
Porém, ao longo da vida, Chostakóvitch teve uma relação instável com o regime soviético: as suas composições ora eram bem recebidas, ora eram censuradas. Dedicou obras a Stálin e a Lênin e compôs peças secretas, como a cantata "Rayok", em que ridiculariza aquele ditador soviético.
Destacam-se ainda no seu repertório a sétima sinfonia ("Leningrado"), de 1942, dedicada à resistência da cidade ao cerco alemão durante a 2ª Guerra, e o "Concerto para Violino" concluído em 1948, no auge da perseguição política sofrida pelo compositor.
Chostakóvitch morreu em 9 de agosto de 1975, em Moscou.


Texto Anterior: +Quem foi Isaiah Berlin
Próximo Texto: A célula trotskista de Sorocaba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.