São Paulo, domingo, 11 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ notas

O retorno de Stephen King
Chega às livrarias dos EUA no dia 20 o novo romance de Stephen King. Em "Dreamcatcher", ele narra a história de quatro homens, ligados por algo ocorrido 25 anos antes, em batalha com uma criatura de outro planeta. Depois da pouco frutífera experiência de um romance virtual, o mestre do terror volta com estilo aos seus domínios.

Os mistérios de Lautréamont
O livro "Lautréamont Austral", escrito por Leyla Perrone-Moisés e Emir Rodríguez Monegal e publicado no Uruguai na segunda metade da década passada, vai ser lançado neste mês, na França, pela editora L'Harmattan. Na obra, os críticos literários discutem a enigmática obra de Isidore Ducasse (1846-70), o autor dos "Cantos de Maldoror".

A segunda fase da Terceira Via
Para o primeiro-ministro inglês Tony Blair, está na hora de a Terceira Via passar para sua segunda fase. De acordo com artigo que ele acaba de publicar na revista "Prospect", seis são os "atuais" desafios dessa nova etapa: 1) estimular as novas tecnologias em benefício da humanidade; 2) transformar e aprimorar a educação, principalmente na base; 3) redimensionar o Estado de Bem-Estar Social para que ele possa tratar a pobreza e o envelhecimento; 4) desenvolver um setor público que descentralize o poder e lide com as diferenças; 5) renovar a democracia e superar o descaso em relação à política, uma das marcas do presente; e 6) incentivar instituições globais legítimas que regulem o comércio, as finanças e o meio ambiente.

A arte engajada contra a religião
A ensaísta norte-americana Camille Paglia discute, na Salon.com, a polêmica envolvendo o último trabalho da artista negra Renée Cox, que fotografa a si mesma reproduzindo famosas obras religiosas (como a "Pietà", de Michelangelo, na imagem acima). A exposição ocorre no Brooklyn Museum (o mesmo da controversa mostra "Sensation", em 1999).
A escritora diz que a questão "sugere que artistas negros estão sendo cinicamente usados por colecionadores, curadores e administradores de museu brancos como uma cobertura politicamente correta para poderem atacar valores religiosos tradicionais".


Texto Anterior: Os dez +
Próximo Texto: + personagem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.