São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2005

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Lançamentos

O Império do Medo
252 págs., R$ 35,90
de Benjamin R. Barber. Trad. de Renato Bittencourt. Ed. Record (r. Argentina, 171, CEP 20921-380, RJ, tel. 0/xx/21/ 2585-2000).
O cientista político analisa a política externa do governo de George W. Bush, contextualizando o 11/9 e a guerra preventiva dentro dos 200 anos de doutrina estratégica dos EUA.

20 Mil Léguas Submarinas
184 págs., R$ 24,90
de Júlio Verne. Tradução e adaptação de Paulo Mendes Campos. Ediouro (r. Nova Jerusalém, 345, Bonsucesso, CEP 21042-230, Rio de Janeiro, RJ, tel. 0/xx/21/ 3882-8200).
Reedição do clássico de ficção científica (publicado originalmente em 1870) que mostra o enigmático capitão Nemo envolvido em uma vingança pessoal contra a miséria e a injustiça dos homens.

Ressentimento
248 págs., R$ 28
de Maria Rita Kehl. Editora Casa do Psicólogo (r. Mourato Coelho, 1.059, CEP 05417-011, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/ 3034-3600).
A psicanalista examina o ressentimento (termo que não é psicanalítico, mas do senso comum) a partir de quatro pontos de vista: na clínica psicanalítica, na produção literária, nos movimentos sociais das democracias modernas e na filosofia de Nietzsche (1844-1900), o "filósofo do ressentimento".


Sobre Educação, Política e Sindicalismo
215 págs., R$ 30
de Maurício Tragtenberg. Org. de Evaldo A. Vieira. Ed. Unesp (praça da Sé, 108, CEP 01001-900, São Paulo, SP, tel. 0/ xx/ 11/3242-7171).
Reunião de artigos e entrevistas com o intelectual e ex-professor da Fundação Getúlio Vargas (1929-1998), em que critica a burocratização da transmissão de conhecimentos, analisa a democratização da universidade, o movimento estudantil, entre outros temas.


Índices de um Cinema de Poesia
254 págs., R$ 28
de Erika Savernini. Ed. UFMG (av. Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha, CEP 31270-901, Belo Horizonte, MG, tel.0/xx/31/ 3499-4650).
Análise da gramática cinematográfica de Pier Paolo Pasolini (quem primeiro cunhou o termo "cinema de poesia", em 1965) a subversão da narrativa clássica levada a cabo por Luis Buñuel e o equilíbrio preciso desses aspectos na filmografia de Krzysztof Kieslowski.

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