São Paulo, domingo, 14 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FAULKNER

Há cem anos nascia o autor de "Santuário"; em 1954 ele foi uma das estrelas das festas do Quarto Centenário de São Paulo


A saga paulista

Folha Imagem
O escritor William Faulkner (1897-1962) durante sua visita a São Paulo em agosto de 1954


MARCELO REZENDE
da Reportagem Local


Na tarde do dia 8 de agosto de 1954, o escritor norte-americano William Faulkner, premiado com o Nobel de Literatura quatro anos antes e então autor de 21 livros, desembarcou em São Paulo. Tinha 53 anos e chegava da "América profunda", Oxford, no Mississippi (sul dos EUA), para participar das comemorações do Quarto Centenário da capital.
Em meio a congressos e palestras, a cidade acompanhava com atenção as investigações do atentado no dia 5 contra o jornalista Carlos Lacerda, na rua Toneleros, no Rio de Janeiro, fato que levaria o governo Getúlio Vargas a sua pior crise e o presidente ao suicídio, no dia 24.
Para Faulkner, foram sete dias de uma verdadeira odisséia alcoólica, na lembrança de intelectuais brasileiros que conviveram com sua cordialidade, de aversão a compromissos oficiais, mas também de interesse pela agricultura nacional.
No ano do centenário de nascimento, a ser comemorado no dia 25, a Folha reconta momentos da passagem pelo país de um dos maiores escritores do século.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.