UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + cetera

Variações e ressonâncias de Deleuze
Acaba de sair na França "Le Vocabulaire de Gilles Deleuze" (376 págs., 18 euros), de Robert Sasso e Arnaud Villani. Publicado pelo Centro de Pesquisa em História das Idéias da Universidade de Nice e distribuído pela editora Vrin, o livro circunscreve verbetes como "desterritorialização", "acontecimento", "diferença", "diagrama", "imagem-tempo" e "máquina desejante". Colaboram, entre outros, Elisabeth Rigal, Philippe Mengue, Anne Sauvagnargues e Jean-Clet Martin.

O satânico Dalí e o surrealismo em Paris 3
O congresso internacional "Dalí Século 21", que ocorre entre 7 e 9/10 em Barcelona, irá tentar livrar o artista espanhol da "satanização ideológica" de que foi vítima, diz o crítico e organizador J.F. Yvars. Serão abordadas suas atividades de pintor, poeta, ilustrador e cineasta. Já a Universidade de Paris 3 pôs à disposição na web a relação das 362 teses sobre surrealismo defendidas na instituição desde 1995, e as que ainda o serão, no endereço www.cavi.univ-paris3.fr/Rech-sur/astu/theses.htm

A Argentina e a crise do Estado, por Negri
"Diálogos sobre Globalización, la Multitud y la Experiencia Argentina" (ed. Paidós, 11 pesos) reproduz conferência dada pelo filósofo italiano Antonio Negri, em Roma, em dezembro de 2002 -época em que a Argentina atingia o fundo do poço socioeconômico. Negri retoma teses desenvolvidas em "Império" (ed. Record), escrito com Michael Hardt, e faz um diagnóstico da obsolescência do Estado-nação e de seus mecanismos e propõe novas formas de organização e soberania.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + cultura: Fachadas do esquecimento
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.