São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filósofo é tema de congresso e livros

Especialistas brasileiros e estrangeiros, como Leyla Perrone-Moisés (USP), Silviano Santiago (Universidade Federal Fluminense) e Wander Melo Miranda (Universidade Federal de Minas Gerais) e Bernard Stiegler, diretor do Ircam (Instituto de Pesquisa Musical da França), se reúnem com o próprio Derrida no Colóquio Internacional Jacques Derrida 2004. As palestras seguem o tema "Pensar a Desconstrução -Questões de Política, Ética e Estética" e acontecem de amanhã até quarta-feira no teatro da Maison de France (RJ). Derrida irá abrir o evento com a conferência "O Perdão, a Verdade, a Reconciliação - Qual Gênero?". O colóquio é organizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), em parceria com o Consulado da França no Rio. Mais informações no site www.derrida2004.ufjf.br
Durante o congresso será lançada a coletânea "Papel-Máquina" (ed. Estação Liberdade, 360 págs., R$ 44), que reúne ensaios, artigos, entrevistas, conferências e cartas de Jacques Derrida, abordando, entre outros temas, as novas tecnologias, geopolítica internacional e o pensamento de Jean-Paul Sartre. Já "Desconstrução e Ética" (ed. PUC-Rio, org. de Paulo César Duque-Estrada, 247 págs., R$ 27) é o resultado de um colóquio sobre a obra de Derrida ocorrido no ano passado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. O livro contém artigos de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, além de entrevista com o filósofo.


Texto Anterior: Derrida de bolso
Próximo Texto: + cultura: Revisionismos instantâneos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.