São Paulo, domingo, 16 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ notas

Cage tão lento quanto possível
Começou neste mês a performance de uma peça do compositor americano John Cage (1912-1992) cuja duração prevista é de 639 anos. O evento, que começa com 16 meses de silêncio, se realiza na igreja St. Burchardi, a cerca de 200 km de Berlim, na Alemanha. As três primeiras notas serão tocadas no dia 5 de janeiro de 2003.

Alice no país dos tamancos
Termina neste fim de semana, em Amsterdã, uma inusitada adaptação da Companhia Neerlandesa de Ópera para "Alice no País das Maravilhas" (1865) e "Alice através do Espelho" (1871). O compositor russo Alexander Knaifel pontuou a síntese dos dois clássicos do escritor inglês Lewis Carroll por segmentos curtos e heterogêneos, alguns até silenciosos.

Nostalgias marxistas
Dois romances publicados recentemente na Inglaterra, "The Sweetest Dream" (Flamingo), de Doris Lessing, e "The Pickup" (Bloomsbury), da Prêmio Nobel Nadine Gordimer, descrevem o fim de uma era de sonhos e utopias anticapitalistas -o século 20. A primeira o faz sob a forma de narrativa histórica e de uma farsa no interior da Inglaterra, enquanto a segunda tenta mapear as tendências da África do Sul.

O caráter continental
Após Inglaterra e França, a arte brasileira chega à Espanha. A mostra "O Final do Eclipse", que estreou há pouco em Madri, reúne trabalhos de 26 latino-americanos, como os brasileiros Cildo Meireles e Tunga, em busca de uma certa "especificidade" do arte do continente.

Integração na telinha
Artigo recente na revista mensal norte-americana "New Republic" discute o papel decisivo que os seriados produzidos pelas grandes redes de televisão do país (na foto, cena de "ER -Plantão Médico") estão exercendo na sociedade americana. Para Michelle Cottle, editora da "NR", personagens negros já não estão mais restritos exclusivamente a programas da comunidade, e os "latinos", por sua vez, não interpretam mais somente serviçais. A mudança, entretanto, se deu muito menos por uma mudança na própria sociedade do que por uma questão de dinheiro, já que as duas comunidades juntas representam quase 30% da população do país.


Texto Anterior: Os dez +
Próximo Texto: + personagem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.