UOL


São Paulo, domingo, 16 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + cetera

"O Ornitorrinco" sai na "New Left Review"
A "New Left Review" traz em sua edição de fim de ano, entre outros, o ensaio "O Ornitorrinco", do sociólogo Francisco de Oliveira, e um texto introdutório de Roberto Schwarz, professor aposentado de teoria literária da Universidade Estadual de Campinas. Ambos fazem parte de "Crítica à Razão Dualista/O Ornitorrinco", lançado recentemente no Brasil pela Boitempo Editorial. No artigo, diz Schwarz, Francisco de Oliveira "reconhece o monstrengo social em que nos transformamos".

Jogos de guerra e manifestos digitais
As recentes intervenções dos EUA no Afeganistão e no Iraque têm rendido uma série de jogos de computador, que vão dos produtos de entretenimento criados por empresas de software aos "manifestos digitais" de grupos pacifistas. "Cada jogo reflete diferentes interpretações dessa guerra e de suas consequências morais", escreve Henry Jenkins, em artigo na revista "Technology Review". "E cada um explora o potencial dos jogos digitais como um veículo para moldar a opinião pública."

Os intelectuais no Maio de 68
Lançado recentemente na França, "Les Clercs de 68" (ed. PUF, 630 págs., 25 euros), de Bernard Brillant, procura mostrar o papel dos intelectuais durante os distúrbios de maio de 68 na França e na contestação política e cultural do período. Brillant remonta às transformações da paisagem intelectual nos anos 50 e aos eventos internacionais, como a Guerra do Vietnã, para descrever o panorama mundial no final dos anos 60 e as diversas correntes que participaram das manifestações no país.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + sociedade: O charme discreto do novo modelo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.