São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel, Cruz e Sousa e Bandeira


A OBRA
Poesia Sempre - nš 8 - Fundação Biblioteca Nacional (av. Rio Branco, 219, CEP 20040-008, RJ, tel. 021/262-8255). 450 págs. R$ 20,00.



da Redação

Uma antologia de poesia moderna de Israel em tradução direta do hebraico é o destaque do último número da revista semestral "Poesia Sempre", publicada pela Fundação Biblioteca Nacional.
A edição traz 17 poetas dos séculos 19 e 20. Há desde precursores, como C.N. Bialik e Shaul Tchernikhovski, até os mais novos, como Admiel Kossman e Miron Isaacson. Poetas brasileiros -Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira- são vertidos para o hebraico.
A antologia é acompanhada de uma série de reproduções de telas do artista russo Marc Chagall (1887-1985).
A revista traz também um ensaio do crítico Davi Arrigucci Jr. sobre o poema "Olhos do Sonho", do escritor simbolista brasileiro Cruz e Sousa.
Poesia atual
Há também uma entrevista com 21 poetas brasileiros contemporâneos (com uma amostra de sua produção) e um artigo de Heloísa Buarque de Holanda, que, em 1976, organizou a antologia "26 Poetas Hoje".
"Poesia Sempre" relembra ainda, com um dossiê, o poeta Manuel Bandeira. Traz textos menos conhecidos do escritor -inclusive duas versões manuscritas do poema "Satélite"-, vários artigos e indica uma bibliografia atualizada de sua obra.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.