São Paulo, domingo, 19 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ livros Mais vendidos
"A Casa dos Budas Ditosos", de João Ubaldo Ribeiro, lidera o ranking de ficção na pesquisa de best sellers do Datafolha
Brasil domina lista de não-ficção

da Redação

Temas brasileiros são o destaque da lista dos livros mais vendidos do Datafolha deste mês, em pesquisa realizada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Cinco dos dez livros que aparecem no ranking de não-ficção tratam, de algum modo, do país (leia quadros nesta pág.). As diferentes abordagens vão de uma obra que narra parte da história da MPB -"Noites Tropicais", do jornalista e compositor Nelson Motta- à crônica do ambiente e dos conflitos de uma prisão paulistana -"Estação Carandiru", do médico Drauzio Varella- ou às peregrinações dos primeiros portugueses a chegarem ao Brasil -"A Viagem do Descobrimento", do jornalista Eduardo Bueno. No ranking de ficção, o primeiro lugar é de "A Casa dos Budas Ditosos", de João Ubaldo Ribeiro. O terceiro volume da série "Alexandros - Os Confins do Mundo", aparece na segunda posição na lista de ficção, na esteira da série "Ramsés", que segue com dois livros entre os dez mais vendidos. Ambos romanceiam vidas heróicas clássicas: o primeiro, a de Alexandre, rei da Macedônia; o segundo, a do rei egípcio. Também surge no ranking de ficção o romance "A Muralha", de Dinah Silveira de Queiroz, publicado em 1954 e relançado para aproveitar o sucesso da minissérie nele baseada que está sendo exibida pela TV Globo.

Como é feita a pesquisa
O levantamento dos livros mais vendidos foi feito em 28 livrarias distribuídas geograficamente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (leia os rankings comparativos entre os locais na página ao lado).
A seleção das lojas buscou representar as principais redes e livrarias sem filiais. Também foi considerada a localização da loja. A metodologia utilizada foi a do flagrante de compra -em que o comprador é entrevistado pelo Datafolha logo após adquirir o livro.
A pesquisa revelou que 57% dos compradores de livros nas duas cidades são do sexo feminino, 85% possuem idade acima de 25 anos e 75% dos entrevistados têm renda superior a 15 salários mínimos.
As entrevistas foram feitas em 22, 24 e 26 de fevereiro, durante o horário de funcionamento das lojas, com 1.682 pessoas, que adquiriram 2.287 livros (média de 1,4 por comprador). A sondagem foi realizada pela Gerência de Roteiros Culturais do Datafolha.


As livrarias pesquisadas foram Belas Artes, FNAC-Shop, Laselva, Livraria da Vila, Melhoramentos, Nobel, Saraiva (quatro lojas) e Siciliano (quatro lojas), em São Paulo; Eldorado, Letras e Expressão, Saraiva (três lojas), Siciliano (cinco lojas) e Sodiler (quatro lojas), no Rio de Janeiro.


Texto Anterior: Nietzsche
Próximo Texto: Ficção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.