São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Victor Hugo é tema de novo livro do romancista

"A vida de Victor Hugo é uma ficção vivida." A opinião é do escritor peruano Mario Vargas Llosa, falando de seu novo livro - "A Tentação do Impossível", recém-lançado na Espanha e América Latina- em entrevista concedida ao diário argentino "Clarín". A obra é um ensaio sobre o escritor francês e um de seus livros mais importantes: "Os Miseráveis". "Na figura do escritor encarnada por Victor Hugo, a literatura parecia a ciência de todas as ciências, com respostas a todas as perguntas e inquietudes humanas", disse.
Vargas Llosa fez questão de não assumir a postura de um historiador do real. "A história é contada com palavras, com uma dose muito forte de fantasia, de imaginação, mas baseada em material histórico." Na entrevista, ele revelou que já está produzindo um outro livro, "Travessuras da Menina Má" -"uma novela de amor, um desafio bastante difícil, já que é a primeira vez que faço algo nesse estilo". Ele criticou a impaciência dos escritores e leitores de hoje, que deixam de lado obras como "Ulisses", de Joyce, e procuram "romances light, sem disposição para o esforço de uma leitura profunda". Mas disse que livros como "O Código Da Vinci", de Dan Brown, podem incentivar a leitura de clássicos. "É preferível que as pessoas leiam, mesmo que literatura de qualidade escassa."
Vargas Llosa falou ainda de política, defendendo o papel dos artistas e intelectuais na construção da democracia. "Nas sociedades autoritárias, intelectuais e artistas são sempre a vanguarda da resistência contra ditaduras."



Texto Anterior: + livros: Fábulas libertadoras
Próximo Texto: Lançamentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.