São Paulo, domingo, 21 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

O tempo redescoberto
A informática poderá ser decisiva à decifração de uma das fontes mais instigantes da pesquisa histórica: o palimpsesto, texto elaborado sobre escritos de épocas anteriores. É o que indica o sucesso da aplicação de uma técnica que, baseada no contraste de cores, acaba de ser desenvolvida por pesquisadores franceses do CEA (Comissariado para a Energia Atômica) e testada na análise do manuscrito eclesiástico "Parisinus Graecus", original dos séculos 11 e 14.

O duplo luto dos súditos
"Nada é mais importante do que o estado do pé de David Beckham." A declaração de um porta-voz do premiê Tony Blair dá a medida, segundo a colunista Deborah Orr, da comoção pública gerada na Inglaterra pela contusão recente do craque do Manchester United -que pode afastá-lo da Copa do Mundo. Em texto no jornal "The Independent", Orr afirma que Beckham "tinha emergido gloriosamente como um substituto da rainha-mãe", morta no mês passado aos 101 anos.

A lógica da vingança
Quando, em 1986, o pai dela foi alvejado em Israel num atentado, a jornalista americana Laura Blumenfeld jurou "pôr as mãos" no criminoso -um terrorista palestino. Dez anos depois, saiu de fato à sua procura, mas para tentar entender a "lógica da vingança". Visitou-o e trocaram cartas. Conversou com diversos líderes religiosos e também com assassinos -como o do premiê israelense Yitzhak Rabin. Os resultados do estudo constam no recém-lançado "Revenge" (Simon & Schuster).



Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + cultura: O leitor sem preconceitos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.