São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clássico e lançamentos analisam país

Um livro fundamental para entender a evolução do Haiti é "Os Jacobinos Negros", publicado em 1938 pelo historiador de Trinidad e Tobago C.L.R. James. Lançada no Brasil em 2000 pela ed. Boitempo (tel. 0/xx/11/ 3872-6869, tradução de Afonso Teixeira Filho), a obra aborda a insurreição dos escravos na colônia francesa de São Domingos -onde hoje é o Haiti-, iniciada em 1791.
Esse levante também é tema de um novo estudo publicado na França -"Les Vengeurs du Nouveau Monde - Histoire de la Révolution Haïtienne" (Os Vingadores do Novo Mundo -História da Revolução Haitiana, ed. Les Perséides, 448 págs., 25, R$ 70), de Laurent Dubois. O trabalho apresenta seus protagonistas e as causas e efeitos da revolução assim como sua influência e repercussão nos países europeus.
Ainda na França, o país caribenho é objeto da edição deste mês da "Nouvelle Revue Française", que traz um dossiê especial sobre sua literatura.


Texto Anterior: + política: O Estado contra a nação
Próximo Texto: + teatro: Línguas de fogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.