UOL


São Paulo, domingo, 22 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + cetera

Gadamer, o homem sem qualidades
Acaba de sair nos EUA a primeira biografia em língua inglesa do principal nome da "ciência da interpretação" -a hermenêutica. "Hans-Georg Gadamer - A Biography" (Yale University Press, 528 págs., US$ 35), de Jean Grondin, recompõe a vida e a formação do filósofo alemão (1900-2002), como uma carta devastadora que Heidegger, autor de "Ser e Tempo", enviara em 1922 ao jovem Gadamer: "Se você não consegue ser resistente o bastante, nada se pode esperar de você".

A receita de Kant para o esporte
Há muito mais coisas entre o esporte e a filosofia do que sonha o senso comum. Essa é a tese dos editores da revista britânica "Philosophy Now", que dedica um amplo dossiê ao tema, abordando suas implicações éticas e sociais. Hal Charnofsky, da Universidade do Estado da Califórnia, explica como aprender grandes virtudes em um ringue de box. Já Tim Madigan, da Universidade do Estado de Nova York, sugere como o pensamento de Kant pode ensinar o "fair play" nas prática esportivas.

O mundo desencantado dos clubbers
As ligações entre o crime organizado em NY e o florescimento da cena clubber em Miami estão entre os alvos do livro "Clubland - The Fabulous Rise and Murderous Fall of Club Culture" (St. Martin's Press, 323 págs., US$ 24,95), de Frank Owen, centrado na história do clube Limelight, que teve seu apogeu no início dos anos 90, levado à lona quando o promoter Michael Alig foi preso pelo assassinato do traficante "interno", Angel Melendez, e o proprietário, Peter Gatien, foi indiciado.


Texto Anterior: Os dez+: Uma seleção de livros e eventos culturais indicados pelo caderno
Próximo Texto: + autores: Vanguarda e narração
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.