São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O ViDIoMAKeR DE HAMeLiM


2003


por Arthur Nestrovcki

Tese de doutorado, sobre "Pedagogia Virtual", recebe louvor em Stanford e prêmio especial da Unesco. Participa de mesa-redonda no MoMA, com Spielberg e Bill Viola. Retorna ao Brasil, depois de quatro anos.
2004 - Dá aulas na Universidade Pública, com bolsa de recém-doutor do CNPq.
2005 - Renovação da bolsa de recém-doutor. Publica seu primeiro livro: "Brasil Virtual".
2006 - Não é mais possível renovar a bolsa. Integra equipe de projeto de pesquisa. Começa a escrever na imprensa. Membro fundador da ONG "Brasil Virtual". Presta concurso na universidade, entrando em terceiro lugar (concurso impugnado pelo candidato que entrou em segundo).
2007 - Novo concurso: segundo lugar. Começa a dar aulas num programa de extensão da Faculdade Particular. Presta consultoria numa agência de propaganda.
Primeiro trabalho para televisão: cenário virtual para programa infantil da TVE.
2008 - A "Brasil Virtual" lança o primeiro pacote de videogames ecológicos (serão dois por ano até 2010). Assume direção de criação digital na agência XYZ/ 21.
2009 - Criação do "publichat" (15 milhões de acessos no primeiro mês). Encerramento do projeto integrado de pesquisa (resumo publicado nos "Anais da Pós-Com [2011""). Publica "Feira Livre: Mercado de Imagens no Brasil", reunindo ensaios publicados na imprensa.
2010 - A tese sobre "Pedagogia Virtual" (2002) é incluída entre os cem trabalhos acadêmicos de maior relevância na área pela Associação Internacional de Pedagogia. Novo concurso na Universidade Pública: segundo lugar. Primeiros esboços do conceito de "soft marketing". Primeiras grandes campanhas: supermercado Copacabana, banco Itabira, Ministério da Educação (Prêmio Camboré "Novos Talentos"). Continua escrevendo na imprensa.
2011 - Criação da agência Hamelin, com dois sócios da "Brasil Virtual". Pede licença na Faculdade Particular (não voltará mais). Campanhas para o banco de Todos os Santos, Itabira Cultural, Ministério da Alca e projeto "Fome de Informação". "Publichat" vendido à Microsoft.
2012 - Hamelin compra a DDM99 e a Z/Brazil e passa a se chamar Hamelin3. Palestra na Universidade Pública: "O Mercado de Imagens na Era Pós-Virtual".
2013 - Hamelin conquista o Prêmio "Mondes/Cannes". Mesa-redonda no MoMA, com DJ Ladrão, Bill Viola e "Zé Carioca" (virtual). Novas contas: Multibanco, Cohibahia, TV Gugu, Jornais Associados e projeto "Green Pix".
2014 - A Hamelin3 compra a Escola de Comunicação da antiga Universidade Pública, hoje Universidade Nova. Segundo lugar em Cannes.

Arthur Nestrovski é escritor e professor de literatura da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). É autor de, entre outras obras, "Ironias da Modernidade" (Ática) e "Notas Musicais" (Publifolha).


Texto Anterior: O homem sem inimigos
Próximo Texto: O flautista de Hamelin
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.