São Paulo, domingo, 23 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A contribuição portuguesa

da Redação

A maioria dos brasileiros (51%) considera que os portugueses foram o povo que mais contribuiu para a construção do Brasil. Em segundo lugar vêm os índios (29%), seguidos de perto pelos negros (28%) e os italianos (27%). Os japoneses são lembrados por cerca de 22% dos entrevistados, enquanto 9% elegeram os espanhóis e alemães. Apenas 8% declararam não saber.
Quando indagadas sobre quais povos influenciaram mais na construção do país, as mulheres dão mais importância do que os homens aos índios (33% contra 25%) e negros (28% contra 27%). Por outro lado, os homens consideram mais importante do que as mulheres povos originários do chamado "Primeiro Mundo", como portugueses (54% contra 49%), italianos (30% contra 24%) e japoneses (25% contra 20%).
A região Sul é a única em que os portugueses não são considerados o povo que mais contribuiu para a construção do país. Com 37%, ficaram em segundo lugar, superados pelos italianos (44%).
Por renda familiar, os italianos são o quarto povo que mais contribuiu para a construção do país por quem ganha até 10 salários mínimos (25%). Mas vão para segundo à medida que aumenta a renda familiar (37% entre os que ganham entre 10 e 20 salários mínimos e 42% entre os que ganham mais do que isso).


Texto Anterior: EUA são eleitos modelo para Brasil
Próximo Texto: FHC é presente, Lula é futuro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.