São Paulo, domingo, 23 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senna é o maior herói nacional

da Redação

O piloto Ayrton Senna é o maior herói nacional de todos os tempos para 11% dos entrevistados. Para 12% das pessoas ouvidas, porém, o Brasil não tem heróis. Getúlio Vargas, que por duas vezes governou o país (1930/1945 e 1951/1954), aparece em seguida (6%) e, logo depois, Pelé (5%) -o primeiro herói vivo da lista-, Tiradentes (4%) e, empatados, FHC e Tancredo Neves (3%). Em comum, o fato de todos os heróis mortos terem perdido a vida em circunstâncias trágicas -Senna morreu em um acidente na Fórmula 1 e Tancredo no momento em que assumiria a Presidência da República. Getúlio se suicidou e Tiradentes foi enforcado e, posteriormente, esquartejado.

Políticos e esportistas
No que diz respeito à profissão, políticos e esportistas são as áreas em que o maior número de heróis são apontados (ambas 18%). Em seguida aparecem personagens históricos (9%) e, de modo geral, o povo brasileiro (3%).
Entre os esportistas, entretanto, há pouca divisão de votos, já que Senna e Pelé praticamente asseguram sozinhos a colocação. Na área política, além de Getúlio e Tancredo, aparecem ainda FHC (3%), Fernando Collor e Juscelino Kubitschek (ambos com 1%).


Texto Anterior: FHC é presente, Lula é futuro
Próximo Texto: Esporte será maior contribuição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.