São Paulo, Domingo, 25 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIÁLOGOS IMPERTINENTES

O privilégio do lazer

NELSON ASCHER
da Equipe de Articulistas

Os "Diálogos Impertinentes", série promovida pela Folha, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), tematizaram em junho o lazer.
Participaram do programa o sociólogo Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc-São Paulo, e o economista Márcio Pochmann, professor da Unicamp (Universidade de Campinas).
O tema foi abordado sob vários ângulos, do ponto de vista do trabalhador, da sociedade e do Estado, no Brasil e no mundo, hoje em dia e em outras épocas. Segundo Pochmann, numa sociedade de mercado, que gera excedente de mão-de-obra, o tempo livre se divide na verdade em duas categorias, o lazer propriamente dito e o desemprego.
Danilo, por sua vez, observou que o lazer não está incluído na cesta básica, que os políticos preferem investir em realizações mais visíveis e, por isso, a responsabilidade pelo lazer acaba ficando com a iniciativa privada.
Houve, durante as discussões, certo consenso a respeito de que só tem lazer quem tenha emprego e que, no caso do Brasil, esse setor da população dispõe de pouco tempo livre e trabalha frequentemente horas excessivas. Essa questão ficou nítida quando Mario Sergio Cortella, um dos coordenadores da discussão, perguntou aos debatedores se no Brasil se vivia no momento numa sociedade do lazer ou da desocupação.
Discutiu-se também o fato de que o lazer não deveria ficar confinado à indústria de entretenimento e que iniciativas públicas relacionadas com a melhora da qualidade de vida são geralmente essenciais para determinar o tipo de lazer de que a população dispõe.
Uma das conclusões centrais do debate é a de que, nos dias que correm, o foco das atenções já não se concentra mais exclusivamente sobre o trabalho e que o interesse dedicado ao estudo do tempo livre é cada vez maior.


Texto Anterior: Artes plásticas - Betty Milan: Sinais líricos
Próximo Texto: "Planeta" é o próximo tema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.