São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

Deus e o diabo na terra das sombras
Nem só Jesus trouxe a visão aos cegos. Também Satã teria socorrido Adão e Eva, devolvendo-lhes a luz em plena "noite" do pecado. Essa é uma das curiosidades do leque de releituras apócrifas que os armênios -uma das primeiras nações a adotar o cristianismo como religião oficial- dão à Bíblia. É o que diz à americana "Chronicle of Higher Education" o professor Michael Stone, da Universidade Hebraica de Jerusalém, que prepara livro com lendas armênias do século 5º ao 15.

O caso Dreyfus italiano
Após décadas fora da Itália, o jornalista aposentado Stefano Surance, 69, voltou a Nápoles para rever um irmão e lá "descobriu" que havia sido, nos anos 70, julgado e condenado à revelia. Está preso desde o Natal, por "calúnia" contra policial acusado de sequestro. O episódio -que já é chamado de o "caso Dreyfus italiano", em alusão ao complô contra o capitão judeu acusado de espionagem- vem suscitando protestos da mídia européia e de entidades como a "Repórteres sem Fronteira".

Os museus canibais
Uma receita culinária com ao menos "dois objetos com relações recônditas" e "uma citação de Duchamp". Essa é uma das atrações da provocativa exposição "Museu Canibal", no Museu de Etnografia de Neuchâtel (Suíça). Posta em seções -a "receita" acima ilustra o tratamento atual à arte africana-, ela retrata as interpretações ocidentais das "culturas primitivas" desde o século 18. A tese é a de que a etnografia e os museus não passam de avatares "civilizados" da antropofagia.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + literatura: A nobre arte de ferir e curar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.