São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2005

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BIÓGRAFO REVELA DESENHOS DE DEAN

DA REDAÇÃO

"Como que para criar recordações do caso, [James] Dean fazia desenhos para [Geraldine] Page, o que só acontecia com pessoas de quem realmente gostava. Um talentoso artista amador, o jovem ator gostava de rabiscar em guardanapos e folhas de papel avulsas."
Quem afirma é o escritor Paul Alexander, autor da biografia "Boulevard of Broken Dreams -The Life, Times and Legend of James Dean" [Bulevar dos Sonhos Desfeitos: A Vida, o Tempo e a Lenda de James Dean, ed. Viking, 1994], que acaba de trazer a público o relacionamento entre Dean e a atriz Geraldine Page e os desenhos que o ator fez para ela, guardados pela família da norte-americana.
Em seu texto, o biógrafo do ator explica:
"Para Page, ele fez, aparentemente de uma sentada, uma dúzia ou mais de desenhos a tinta em pedaços de papel de 8 por 12 centímetros. Eram retratos livres da própria atriz, de Jourdan e de outros atores de "O Imoralista" [peça adaptada do livro de André Gide, pela qual o ator ganhou o prêmio de revelação do ano em 1954], assim como esboços casuais, alguns deles eróticos. Page adorava os desenhos, e os guardou num pequeno envelope branco no qual escreveu: "Por favor, salvem essas obras-primas feitas para mim pelo Sr. James Dean"."
"Dean fez outros desenhos para Page depois de uma leitura dramática de "Women of Trachis", de que ele participou com atores e membros do Actors Studio como Anne Jackson e Eli Wallach, em um teatro do Greenwich Village (Nova York). No verso dos panfletos da peça, Dean fez retratos de Page, uma mão masculina, uma figura picassiana de uma perna, rosto e braço masculinos, um homem nu arpoando um cachorro-quente -que parece um tubarão- para colocá-lo num pão e uma cenoura numa guilhotina."
"Mas o desenho mais revelador mostra um garçom segurando uma bandeja na qual repousa a cabeça de Marlon Brando, cercada de frutas como se fosse ser servida num jantar. Dean muitas vezes telefonou para Brando e pediu ao serviço de atendimento do ator já famoso para falar com ele, mas sem efeito: Brando nunca atendeu uma ligação de seu admirador mais jovem. O desenho de Dean parece ser sua vingança."
A íntegra do artigo de Paul Alexander pode ser encontrada no site noticias.uol.com.br/midiaglobal.


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