São Paulo, domingo, 26 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

JOSÉ SIMÃO

Buemba! O Oscar de Melhor Lixo!

Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O braço armado da gandaia nacional! Oscareta Urgente! O Magdo Bueno está dispensado. O Oscar esse ano não tem clima de Copa. Não tem um filme nacional indicado pra melhor filme estrangeiro. Essa é grande contradição do nosso cinema: fazer filme nacional pra ganhar melhor filme estrangeiro.
E quando é que eles vão passar o Oscar em Horário de Brasil? É muito tarde. Melhor atriz: três e meia da manhã. Bem, às três e meia da manhã qualquer mulher é uma grande atriz! E a Meryl Streep? Vamos ver. Porque a Meryl Streep é aquela atriz que quando solta um pum já ganha um Oscar! E tem também o corno Oscar: pega a mulher com outro na Central do Brasil e ainda acha que A Vida é Bela! Rarará! E já que as estatuetas foram roubadas e encontradas no lixo devia ter o prêmio para O Melhor Lixo!
E quem ganha mais com o Oscar é o Armani. Dez entre dez estrelas vão de Armani. Pra não errar. O Armani não vai, mas em compensação a coleção do Armani comparece em peso!
E o pior prêmio é o de melhor fotografia. Toda vez que dizem que a fotografia é boa é porque o filme é ruim!
E reparou que quanto mais desimportante o prêmio, mais gente sobe no pódio? Prêmio de melhor filme de animação de curta estrangeiro. Aí sobem uns 20! E todos agradecem. Agradecem até a maçaneta da porta. Mas diz que o Almodóvar vai demorar mais que todos os outros. Até agradecer todas as mulheres e todos os bofes! E é sempre assim: "The Oscar goes to fulana". Aí ela levanta, dá um beijo na pessoa que tá ao lado, sobe e diz: "Não tenho palavras". Mas solta umas 800 mil. No mínimo. Elas devem passar laquê nas cordas vocais!
Não teve aquele Oscar pro "Silêncio dos Inocentes"? Devia ter um pro Silêncio dos Premiados. Quem agradecer menos, leva! E a tradução? Ator coadjuvante eles traduzem por ator de apoio. E talentoso por talentado. Aí fica assim. O talentado ator de apoio! Mas o pior é o Arnold Schwarzenegger. Que tá há 30 anos em Hollywood. E ainda fala "Vashington". E a melhor frase de todos os Oscar fica com o Rambo: "Minha melhor arma é a cabeça". Qual das duas? Rarará! Nóis sofre mas nóis goza!!!!!!! E "Oscar goes" é cacófato!


Texto Anterior: + primeira leitura - Gilson Schwartz: A teoria da confiança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.