São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

"A vida é sagrada", escreveu Karadzic foragido

DA REDAÇÃO

Os trechos abaixo foram pinçados da revista "Zdravi Zivot" (Vida Saudável). Eram parte da coluna de Dragan Dabic, pseudônimo adotado por Radovan Karadzic.

Meditação - "Não é só o tempo que você dedica à oração nem a determinada posição que adota, mas a série de momentos nos quais mergulha em si mesmo (que poderíamos descrever como uma recomposição), em que acalma a repetição apaixonada e obsessiva da vida cotidiana.
Para a dona-de-casa, é o café da manhã solitário antes que a família desperte"

Sentidos - "Acredita-se amplamente que nossos sentidos e nossa mente sejam capazes de reconhecer apenas 1% daquilo que existe em torno de nós. Outros 3% nós compreendemos com nossos corações. Todo o restante fica envolto em mistério, fora do alcance de nossos cinco sentidos; mas está ao nosso alcance de maneira extra-sensorial"

Religião - "A base de toda religião é a idéia de que a vida é sagrada (o que distingue a religião das seitas). Não existe religião autêntica que não coloque a salvação do homem como seu objetivo"

Corpo - "Ainda que não seja possível alterar as funções autônomas do corpo por um esforço de vontade, podemos influenciá-las pelos itens que introduzimos em nossos corpos, como comida, bebidas, sons ou aromas.
Mas a maior influência sobre os eventos em nosso interior vem de nossos pensamentos e sentimentos"

Elevação - "Não resta dúvida de que, no cerne da meditação e da oração, está um esforço para atingir um estado mais elevado. Em alguns lugares, a ênfase está nos estados mentais. Em outros, como aqui, a ênfase está no estado da alma e na união com o Espírito Santo"


Trechos colhidos pelo "Independent". Tradução de Paulo Migliacci.


Texto Anterior: Sociedade: O mutante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.