UOL


São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

Bactérias e a crise religiosa
Em artigo para "The Atlantic Monthly", o filósofo Paul Davies se pergunta o que acontecerá com as religiões se uma simples bactéria for encontrada fora da Terra: isso "nos obrigaria a revisar nosso entendimento de como nos encaixamos no esquema cósmico das coisas, nos jogando em uma profunda crise de identidade espiritual". Para ele, isso teria um impacto tão grande quanto o provocado por Copérnico no século 16 ao afirmar que o planeta não estava no centro do universo.

A mea culpa de Tony Kushner
Em entrevista ao "L.A. Weekly", o dramaturgo americano Tony Kushner fala de sua juventude, quando era crítico de jornal. "Quando era completamente desconhecido, eu dizia coisas terríveis sobre os escritores. Odiava todos esses caras -[Edward] Albee, [Tennessee] Williams". Nem Arthur Miller escapou a sua fúria, lamenta: "Nenhum dramaturgo americano compreendeu tão bem a mecânica para captar a atenção do público, mantê-la e conduzi-la um passo adiante".

O capitalismo engole o pós-moderno
Lançado anteontem no Reino Unido, "After Theory" (Depois da Teoria, Allen Lane, 18,99 libras), novo livro do crítico Terry Eagleton, diz que a guerra contra o terror e o surgimento de uma nova narrativa global do capitalismo, estão levando "o pós-modernismo a aproximar-se do fim". A "teoria" por excelência, o pós-modernismo -para quem as "grandes narrativas" eram coisa do passado- está sendo engolido por uma delas, incapaz de dar conta dos problemas do presente, diz.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + cultura: A máquina conceitual de fazer deuses
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.