São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

O lado escuro da força de Mozart
"Mozart observava as pessoas continuamente, traduzia emoções e reações humanas em forma de árias, transitando do cômico ao demoníaco". Essa tese, que vai na contramão da imagem "solar" de Mozart (1756-1791), usual entre críticos e admiradores -como Schumann e Richard Wagner-, é defendida pelo renomado pianista austríaco Alfred Brendel em "Me of All People". Baseado em diálogos com o escritor Martin Meyer, o livro está saindo nos EUA pela Cornell University Press.

Evento debate filosofia em SP
Acontece entre hoje e quinta-feira o 10º Encontro Nacional de Filosofia, organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. As sedes são o Centro de Convenções Rebouças e o Centro de Convenções do hotel Lorena Flat, em São Paulo. Entre os participantes do evento, estão os professores da USP Marilena Chaui -que dará curso sobre Merleau-Ponty-, Renato Janine Ribeiro e Oswaldo Porchat. Mais informações no site http://www.anpof.org.br

Toni Negri critica a esquerda européia
Co-autor de "Império" -bíblia do movimento antiglobalização-, o filósofo italiano Toni Negri abre fogo contra a esquerda, em entrevista ao "Nouvel Observateur". Ele diz que "a esquerda, confusa, estatista e fundamentalmente burocrática, não compreende nada da globalização, das novas forças sociais, da mutação antropológica radical ocorrida no mundo do trabalho". Negri está lançando "Du Retour" (ed. Calmann-Lévy), uma espécie de autobiografia em forma de abecedário.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + autores: Meus tios narradores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.