São Paulo, domingo, 29 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENCÍCLICA

Encíclica foi uma palavra utilizada inicialmente para denominar as "cartas circulares" enviadas pelos bispos a colegas de uma mesma região com a finalidade de assegurar a unidade doutrinal.
A partir de 1740, quando foi redigida pelo papa Bento 14 a "Epistola Encyclica Commonitoria ad Omnes Episcopos" (Carta Circular de Advertência a Todos os Bispos), o termo passou a designar apenas as mensagens dirigidas pelo sumo pontífice a toda a Igreja Católica, em forma de carta oficial publicada em latim nos Atos da Sé Apostólica.
Uma encíclica é sempre escrita por ou sob a autoridade de um papa e aborda assuntos morais, doutrinais ou disciplinares.
Como não se trata de um pronunciamento dogmático e não contém ensinamentos definitivos ou infalíveis, uma encíclica, quando publicada, está aberta para a discussão teológica.
A encíclica "Fides et Ratio" (Fé e Razão) foi anunciada no última dia 14 de setembro. A sua denominação -como em qualquer encíclica- foi retirada das primeiras palavras do texto.


"Fides et Ratio" ("Fé e Razão") foi publicada no Brasil pela Ed. Vozes (tel. 011/258-7070). 128 págs., R$ 6,00.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.