Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Loja de aplicativos da Apple é alvo de queixas de fraudes

DO “NEW YORK TIMES”

Em novembro, Ryan Matthew Pierson incorreu em US$ 437,71 em despesas na iTunes, adquirindo créditos numa moeda virtual para investir no "iMobster", um popular jogo para o iPhone. O problema: Pierson, jornalista que cobre tecnologia no Texas, nunca jogou "iMobster".

"Foi fraude", diz sobre o caso. "Acordei, olhei meu e-mail e acompanhei compras acontecendo em tempo real."

O caso de Pierson é também o de centenas de queixas on-line que afirmam que a iTunes Store, da Apple, e especialmente sua App Store, descrita como ambiente de comércio seguro, não oferecem assim tanta segurança.

As queixas vêm de consumidores que dizem que suas contas foram saqueadas ou que aplicativos são vendidos em razão de falsa publicidade. Vêm também dos criadores de apps, que dizem que precisam enfrentar compras fraudulentas que consomem tempo e recursos deles.

Embora muitos consumidores e programadores prejudicados não culpem a Apple pelos infortúnios, quase todos apontam problemas, como a empresa não ter um telefone só para queixas.

Em comunicado, a Apple disse trabalhar para melhorar sua segurança. E aconselha os clientes cujas informações de pagamento tenham sido roubadas a mudar suas senhas na iTunes e contatar as instituições financeiras.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.