Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Hidrelétrica

Após greve, ao menos 60 operários são dispensados em Belo Monte

DE BELÉM - Operários que lideraram a paralisação nas obras da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), foram demitidos nesta semana, segundo o movimento Xingu Vivo, que se opõe à obra.

Trabalhadores dispensados consultados pela Folha relataram ao menos 60 demissões recentes, mas nem todas de operários ligados à última paralisação.

Alguns demitidos estavam tentando criar uma associação de trabalhadores alternativa ao Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada), dizendo-se insatisfeitos com a posição do sindicato durante a greve.

A paralisação em Belo Monte ocorreu há duas semanas e atingiu a metade dos cerca de 7.000 operários.

O Consórcio Construtor de Belo Monte informou que não divulga números de contratações e dispensas, mas afirmou que "não há ligação entre dispensas recentes e o movimento que paralisou os canteiros de obras".

Foi uma retaliação e eles justificam dizendo que foi por causa de baixa produtividade", disse o carpinteiro Francenildo Farias, 29, um dos dispensados que estava criando a nova associação.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.