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Sojabook, versão do Facebook para os produtores rurais, tem 10 mil usuários

Edson Silva/Folhapress
O argentino Mariano Torrubiano, que criou a rede social Sojabook, direcionada para produtores rurais; ele participa de feira em Ribeirão Preto (SP)
O argentino Mariano Torrubiano, que criou a rede social Sojabook, direcionada para produtores rurais; ele participa de feira em Ribeirão Preto (SP)

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

"Oi, eu tenho vontade de começar a criar frangos. Alguém poderia me dar alguns conselhos?", pergunta um agricultor de 50 anos.

Outro, de 35, pede referências sobre um tipo específico de máquina agrícola. Essas são atividades comuns na rede social Sojabook, uma versão rural do Facebook criada há quatro meses e que já chegou a 10 mil usuários.

Por enquanto, o site conta apenas com a divulgação "boca a boca" entre agricultores, segundo o administrador de empresas Mariano Torrubiano, um argentino de 31 anos que criou o site.

A rede já tem atraído brasileiros. Eles correspondem a aproximadamente 15% dos integrantes do Sojabook, de acordo com Torrubiano, que está em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) para visitar a Agrishow (Feira de Tecnologia Agrícola em Ação).

Há também uruguaios, chilenos, colombianos e até chineses e indianos. "As pessoas se sentem muito à vontade porque são todos produtores, pessoas do campo que dividem ali [no site] as mesmas inquietudes, problemas e trocam soluções", disse.

A ideia de criar o site nasceu, segundo seu criador, enquanto visitava uma feira agrícola na Argentina.

Na ocasião, durante a demonstração de uma máquina, ele percebeu que o operador estava com seu computador portátil conectado ao Facebook. "Foi aí que pensei: esse público precisa de uma rede social só para ele."

Torrubiano afirma que a meta é chegar a 100 mil participantes ainda em 2012.

A intenção do argentino é consolidar o Sojabook como a primeira e a maior rede social de agricultores da América do Sul.

O empreendimento ainda não gera lucros, mas Torrubiano informou que o site vai abrir em breve espaço para publicidade de produtos agrícolas e classificados.

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