Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Público do 'Guardian' ajuda a criar aplicativos

Edição impressa é maior fonte de receita

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

A edição impressa garante a maior parte das receitas publicitárias do jornal britânico "Guardian" (250 mil exemplares por dia), mas a empresa investe na aproximação com o público para pavimentar sua atuação na internet.

Matérias são apuradas com a ajuda de leitores, e a pauta é publicada na internet para que internautas possam dar sugestões ou informações, diz o gerente de produto multiplataforma, Piers Jones.

O jornal também trabalha com uma plataforma aberta que permite a desenvolvedores criar aplicativos que dão acesso ao banco de dados do jornal -além de bem-vista no meio digital, a medida é fonte de receita: o conteúdo acessado pelos desenvolvedores é acompanhado de anúncios.

O "Guardian" também tem uma atuação forte no Facebook. Seu aplicativo está entre os quatro mais populares entre veículos de notícia, atrás de YahooNews, "The New York Times" e "The Wall Street Journal".

LEITORES BRASILEIROS

São 5,3 milhões de usuários ativos por mês na rede social e 70 milhões de visitantes únicos por mês no site, segundo Piers. Desses, 1,7 milhão é formado por brasileiros, que acessam principalmente o conteúdo cultural.

Jones, que veio participar do ProXXima, seminário sobre comunicação e marketing digital organizado pelo "Meio&Mensagem", diz que ficou surpreso com a quantidade de leitores no Brasil e pelo baixo interesse por notícias esportivas do site.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.