Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Inflação

BC indica preocupação com alta recente dos preços de commodities

DE BRASÍLIA - O Banco Central reforçou a sinalização de que fará neste ano, no máximo, um corte adicional de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros, hoje em 7,5% ao ano, e indicou preocupação com o aumento recente dos preços das commodities.

Na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), o BC ressaltou ainda que a expectativa é de recuperação da economia brasileira, "com ritmo de atividade mais intenso", tanto neste semestre quanto no próximo ano.

As estimativas do BC para a inflação seguem acima da meta de 4,5% até, ao menos, o primeiro semestre de 2014, em um cenário que leva em conta as trajetórias previstas pelo mercado para os juros e o câmbio.

Mas o Banco Central frisou que, no cenário central com que trabalha, "a inflação tende a se deslocar na direção da trajetória de metas".

Na ata, o BC reiterou, ainda, a mensagem, já dada na divulgação do corte de 0,5 ponto dos juros feito na semana passada, de que um ajuste adicional na Selic "deverá ser conduzido com máxima parcimônia".

"Acredito que o BC vai parar de cortar os juros mais pela recuperação da economia", disse o economista Flavio Serrano, do BES (Banco Espírito Santo).

"A preocupação com a inflação no curto prazo não é tão forte, até porque a política monetária demora a ter impacto sobre a atividade."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.