São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011

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Murdoch lança jornal exclusivo para iPad

Dono da rede Fox investe US$ 30 milhões no "Daily", publicação para tablets, que custará US$ 0,99 por semana

Empresário calcula que 50 milhões terão tablets em 2012; ainda não há data para lançamento internacional do Daily

Brendan McDermid/Reuters
Rupert Murdoch, dono da News Corp., apresenta em Nova York o "Daily", primeiro jornal exclusivo para o tablet iPad

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

Rupert Murdoch, o bilionário dono da News Corp., já estabeleceu o parâmetro de sucesso para o "Daily" (o primeiro jornal exclusivo para o iPad, lançado ontem): "Quando vender milhões".
"As nossas ambições são muito grandes, e os nossos custos, muito baixos", afirmou o empresário durante a apresentação, em Nova York.
Para isso, a exclusividade da Apple -que trabalhou com a News Corp. no desenvolvimento do "Daily"- não deve durar muito, talvez só até o ano que vem.
À medida que os outros tablets forem aumentando as vendas, o "Daily" ("Diário") investirá em tecnologia para estar neles. "Esperamos estar em todos os principais tablets", disse Murdoch.
A previsão dele (dono da Fox e de diversos jornais nos EUA, no Reino Unido e na Austrália) é que até o próximo ano 50 milhões de pessoas terão um tablet -a Apple vendeu quase 15 milhões de unidades do iPad desde o início de 2010.
O jornal consumiu um investimento de US$ 30 milhões e vai exigir gastos de menos de US$ 500 mil por semana. A expectativa é que metade da receita venha dos anunciantes e a outra parte dos assinantes.
A ambição de venda na casa dos milhões faria do "Daily" um potencial competidor do "Wall Street Journal", do próprio Murdoch, que é o jornal de maior circulação dos EUA, com cerca de 2 milhões de exemplares impressos diários.
Uma das apostas do "Daily" é o preço: US$ 0,99 por semana ou US$ 39,99 por ano. Nas duas primeiras semanas após o lançamento, ele é grátis. A assinatura semanal da versão on-line do "Wall Street Journal" custa US$ 1,99.
O jornal ainda é vendido só na versão americana do iTunes (a loja virtual da Apple), mas, segundo a assessoria da News Corp., ele estará disponível no mercado internacional no "futuro próximo", sem estabelecer uma data nem confirmar se os valores serão os mesmos.
A outra é que o conteúdo do "Daily" -que mistura textos (em sua maioria, curtos), fotos que podem ser vistas em 360 graus e vídeos em alta definição- atinja um público que, para Murdoch, consome mídia, mas não lê um jornal de alcance nacional ou vê notícias na TV.
As reportagens do "Daily" sofrerão atualização ao longo do dia, mas não de maneira constante. Segundo o editor do jornal, Jesse Angelo, até a capa poderá ser mudada conforme o noticiário.

INTERATIVIDADE
Ele também aposta na interação com redes sociais, como Twitter e Facebook, e em permitir, por exemplo, que o leitor defina na seção de esportes quais times pretende acompanhar, com vídeos, resultados e notícias.
Uma parte do conteúdo estará no thedaily.com, mas não será grátis nem terá a mesma interatividade.
O "New York Times" já prepara um aplicativo para iPad chamado News.me. As notícias serão hierarquizadas a partir do compartilhamento feito nas redes sociais.


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