São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aparência de mídia impressa chama atenção

LUCIANA COELHO
EM BOSTON

Não se falava em outra coisa nos sites de mídia americanos ontem que não no "Daily", o novo jornal de Rupert Murdoch criado para o iPad e que o bilionário das comunicações vendeu como a peça que vai "virar o jogo".
Nas primeiras horas após seu lançamento, o jornal digital estava nos trending topics do Twitter. O tom era de animação, apesar da frustração de alguns com o fato de ele seguir o modelo de um jornal impresso.
"A graça é que ele parece muito com uma revista", escreveu à Folha Ken Doctor, autor de "Newsonomics", sobre a indústria jornalística, aludindo ao conteúdo mais bem explorado visualmente.
A interatividade permeia toda a edição, com vídeos, gráficos, pesquisas e ligação imediata com as redes sociais e sites. Mas o "Daily" ainda lembra muito mais seus pais impressos do que seus irmãos eletrônicos, os websites.
"Se eles conseguirem manter a qualidade diária na parte interativa, eles têm uma chance de ser o "USA Today" de 2011, os criadores de uma nova categoria", acrescentou, referindo-se ao jornal que fez sucesso nos anos 80 com reportagens curtas e visualmente atraentes.
"Multimídia é essencial. Os adeptos do iPad são majoritariamente multitarefas."
Para Alex Jones, diretor do Shorenstein Center sobre política e jornalismo em Harvard, o "Daily" é uma gigantesca aposta no iPad. "Eu me surpreendi com o fato de não terem lançado uma versão para internet", afirmou. Jones não tem um iPad e ainda não havia visto o jornal.
O tablet, segundo estimativas correntes, vendeu mais de 10 milhões de unidades. "Acho que é um mecanismo muito inventivo para notícias", disse Jones.
"Mas também não é porque é Murdoch que o sucesso está garantido. Vamos ter de esperar para ver a pergunta ainda é se o iPad é o veículo para mudar o mundo [do jornalismo] como se espera."
"The Daily" foi lançado com destaque a US$ 0,99. Murdoch estimou seu gasto semanal em US$ 500 mil. Analistas questionam se a conta vai fechar.
"Fique de olho nos relatórios de download, que serão enormes", diz Doctor. "O número chave será o dos seis meses, quando a competição e a fidelidade dos leitores vai estar em níveis reais."


Texto Anterior: Murdoch lança jornal exclusivo para iPad
Próximo Texto: Análise: Jornal se parece a uma revista diária, muito bem acabada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.