São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo reduz ainda mais juros do trem-bala

BNDES não confirmou ainda se pode bancar

DIMMI AMORA
DE BRASÍLIA

O governo reduziu em mais da metade os juros do financiamento a ser oferecido para o projeto do trem-bala Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro, além de confirmar que poderá alongar o prazo de pagamento do empréstimo de até R$ 20 bilhões.
É o que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) divulgou ontem sobre as regras do financiamento público do trem-bala.
O BNDES ainda não confirmou que terá capacidade financeira de liberar o financiamento nessas condições. Por isso, pessoas envolvidas no processo dão como certo que o leilão marcado para o fim deste mês será adiado.
O modelo anunciado é de "project finance", em que as garantias do projeto não são o patrimônio dos proprietários, mas sim as receitas geradas. Nesse modelo de empréstimo, o banco tem prioridade de recebimento. As taxas são TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo, hoje 6% ao ano) mais 1% de juros ao ano.
O governo dará um desconto de até R$ 5 bilhões nos juros pagos se, nos primeiros dez anos de funcionamento, a receita bruta prevista no projeto não for alcançada.


Texto Anterior: Brasil melhora em ranking financeiro
Próximo Texto: Foco: Ilustrador acusa Havaianas de plagiar os seus desenhos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.