São Paulo, segunda-feira, 05 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BÚSSOLA

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@grupolha.com.br / twitter: @folha_mercado

Vale a pena aplicar mensalmente R$ 100,00 em ações? Onde investir?

D.S.N. - de São Paulo

RESPOSTA DO PROFESSOR DO INSPER RICARDO MOLLO - Cada investidor tem um perfil de aplicações que se baseia no seu momento de vida, no conhecimento sobre os investimentos e em suas limitações de capital.
Esse perfil muda ao longo da vida, sendo que investidores mais jovens tendem a correr mais riscos do que aqueles que se aproximam da maturidade.
Nos bancos, é possível fazer um pequeno questionário que indica qual o seu perfil como investidor.
O gerente pode aplicar este questionário e, assim, orientá-lo sobre quais investimentos são mais adequados, bem como qual o percentual de seus recursos que deve ser destinado à aplicação em ações.
Se o seu perfil indicar que pode incluir ações em seu portfólio, a decisão sobre qual ação comprar é um fator bastante particular e será baseado em expectativas em relação ao potencial de retornos desses papéis.
Não devemos comprar ações simplesmente porque temos um sentimento de que uma determinada empresa é boa, mas porque temos informações confiáveis ou fizemos análises financeiras apontando um potencial ganho. O preço das ações reflete a percepção do mercado sobre o potencial que uma empresa tem de gerar resultados financeiros no futuro.
Porém, os preços podem sofrer influências de questões de mercado, distorcendo as reais percepções sobre os fundamentos das companhias.
Momentos econômicos como o que estamos vivendo trazem diversos riscos em relação ao futuro das companhias, gerando expectativas que, pela alta instabilidade, se refletem negativamente nos preços das suas ações.
De maneira geral, investimentos em ações possuem riscos elevados. Assim, devem ser feitos com informações e orientação confiáveis de profissionais do setor.
E lembre-se de que a decisão sobre em que ações investir deve se basear nos fundamentos das companhias e no seu potencial de geração de resultados no longo prazo.


Texto Anterior: Folhainvest: Participante mantém liderança com ganho de 69%
Próximo Texto: Eu invisto em
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.