São Paulo, segunda-feira, 05 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EU INVISTO EM

Íris Stefanelli, Apresentadora

"Eu invisto na compra de imóveis, tanto para revender quanto para alugar. E também na previdência privada, porque é um dinheiro para o usar só no futuro."

CÂMBIO
Vou para os EUA e estava comprando dólares mensalmente, mas parei por causa da alta. Devo esperar cair para comprar mais?
A.C., de São Paulo
RESPOSTA - Comprar bens mais baratos é um desafio, especialmente quando falamos de ativos cotados de forma transparente, como o dólar.
Dada a incerteza e variabilidade de preços, é muito difícil acertarmos o melhor momento para comprar dólares. Assim, é bom agir de forma conservadora.
Mas por que o dólar varia tanto? Principalmente pela oferta e demanda no país, que sofre influência de fatores como as exportações e importações, investimentos de estrangeiros e pagamentos de juros externos.
No caso específico de uma viagem ao exterior, a forma mais conservadora é comprar dólares tão logo a viagem for confirmada, minimizando os riscos.

OPÇÕES
Quais características de fundos imobiliários, títulos públicos e ações devem ser levadas em conta?

E.J.P.B
RESPOSTA - Quando analisamos investimentos, devemos considerar a relação que existe entre risco e retorno, e também a liquidez.
Títulos públicos são investimentos de menor risco. Já as ações estão entre os mais arriscados, mas com maior chance de retorno.
Os fundos permitem investir em imóveis sem propriamente os adquirir. São aplicações de longo prazo e fechados, assim, não permitem o resgate de cotas.
É possível vendê-las em Bolsa. A liquidez, no entanto, ainda é baixa e pode gerar perdas substanciais.


Texto Anterior: Bússola: Vale a pena aplicar mensalmente R$ 100,00 em ações? Onde investir?
Próximo Texto: O assunto é previdência social: Afastamento por até 45 dias pode ter auxílio-doença sem perícia no INSS
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.