São Paulo, segunda-feira, 06 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DICAS QUE VALEM DINHEIRO

1 - Procure sempre entender qual foi o fator de risco que provocou a flutuação de preço detectada e precificada pelo procedimento de "marcação a mercado". E verifique se esse fator de risco faz parte da política de investimento desse fundo.

2 - As oscilações de preço são normais nos mercados de juros, de moedas e de ações.É o conhecido "risco de mercado". Evite sacar seus recursos nos períodos de oscilações desfavoráveis e aguarde a recuperação dos preços.

3 - O dinheiro da sua reserva financeira deve estar em um investimento como menor risco de mercado possível para que as oscilações sejam pequenas. Poupança, fundos de curto prazo,CDB(Certificado de Depósito Bancário), por exemplo.

4 - Suspeite de oscilações (positivas ou negativas) muito acima da média de mercado de fundos da mesma classe. E investigue o que gerou esse lucro ou perda. As autoridades são agentes fiscalizadores mas, afinal, é o seu patrimônio que está em jogo. Zele por ele.

5 - Nunca deixe de ler o prospecto do fundo de investimento, se for essa sua opção de investimento. Ele é a "bula" e conta tudo que você precisa saber a respeito do que pode acontecer como seu dinheiro.


Texto Anterior: Finanças pessoais - Marcia Dessen: Por que o valor da cota dos fundos muda todos os dias
Próximo Texto: Inflação atrai atenção em semana de feriado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.