São Paulo, sábado, 08 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Indústria de eletrônicos revela otimismo

RODOLFO LUCENA
ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS

O mercado de eletrônica de consumo vive um bom momento, já tendo superado a crise de 2009 e se preparando para crescer.
Essa é a visão apresentada pela Consumer Electronic Association, que organiza a CES (Consumer Electronic Show), maior feira de tecnologia do mundo, que acaba amanhã em Las Vegas.
Segundo Steve Koenig, diretor de análise da indústria da CEA, o setor teve em 2010 um crescimento de 13% ante 2009, atingindo vendas de US$ 873 bilhões no mundo.
Os números indicam recuperação ante as perdas sofridas em 2009, quando o mercado global de eletrônica de consumo teve queda de 9% na receita.
Para a organização, a retomada foi em parte devida à demanda reprimida por produtos eletrônicos (por causa das vendas menores em 2008) e em parte provocada pela atração exercida nos consumidores por produtos inovadores, especialmente celulares inteligentes e tablets.
Esse processo deve continuar neste ano, acredita Koenig, citando pesquisas que preveem um crescimento de 10% em 2011.
Um dos fatores notados pelos analistas da CEA foi a sofisticação do consumo, que fica clara no setor de telefonia: enquanto o mercado de smartphones cresceu, o de celulares comuns encolheu.
Outros produtos em alta são os televisores com tela de cristal líquido e os tocadores de Blu-ray. As vendas desse aparelho passaram de 14 milhões de unidades, em 2009, para 23 milhões no ano passado.
Outra batalha surda pelo interesse e pelo bolso do público se trava no terreno da computação portátil.
As previsões são que as vendas de netbooks fiquem estabilizadas neste ano, deixando espaço para o crescimento dos tablets -em termos de produtos anunciados, isso é bem visível na CES, que oferece lançamentos em penca de candidatos a tirar uma casquinha do mercado hoje dominado pelo iPad, da Apple.

O jornalista RODOLFO LUCENA viaja a Las Vegas a convite da Motorola.


Texto Anterior: Estúdios preparam fim do filme em DVD
Próximo Texto: Brasil pode ter tablet com novo sistema do Google
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.