São Paulo, sábado, 08 de janeiro de 2011

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Estúdios preparam fim do filme em DVD

Hollywood deve lançar plataforma de distribuição via web, na qual programas ficam armazenados em nuvem

Usuário comprará licença que dará direito de ver e guardar filme; sistema tem limitação contra a pirataria

FERNANDO MEXÍA
DA EFE, EM LOS ANGELES

A pirataria e o consumo on-line de filmes terminaram por vencer a resistência dos estúdios de Hollywood, que se preparam, ainda que a contragosto, para lançar plataforma de distribuição de filmes via internet, em detrimento dos decadentes DVDs.
Fox, Paramount, Sony, Universal e Warner encabeçam um consórcio de empresas de tecnologia e audiovisuais chamado Digital Entertainment Content Ecosystem (Dece), criado para promover a transição do setor de entretenimento do universo rígido dos suportes físicos à flexibilidade do mundo digital.
A resposta de Hollywood ao desafio da internet terá o nome UltraViolet e chegará ao mercado na metade do ano, primeiro nos EUA e depois no Reino Unido e no Canadá; não está decidido ainda quando o sistema será lançado em outros países.
Mais que filmes ou programas de TV, essa plataforma venderá ao usuário licenças que lhe darão direito vitalício de assistir ao conteúdo que adquira, armazenado em nuvem e acessível via aparelhos conectados à internet.

PROTEÇÃO
O comprador também poderá baixar os filmes, armazená-los no suporte que preferir e fazer cópias sem custo adicional, se bem que o UltraViolet só deve autorizar um máximo de 12 aparelhos para uso do conteúdo.
Essa medida limita a liberdade de uso do conteúdo e foi adotada como forma de combater a pirataria. Além disso, todo o software associado ao UltraViolet incorporará um sistema de proteção que impedirá seu uso ilegítimo.
O consórcio Dece, integrado também por multinacionais como Microsoft, IBM, Nokia, Intel, Motorola e Samsung, anunciou a chegada do UltraViolet durante a maior feira mundial de eletrônica, a Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas.
A ideia é criar um formato padronizado para a distribuição digital de conteúdo, tal como ocorreu quando do lançamento dos vídeos VHS, dos DVDs ou mais recentemente do Blu-ray, ainda que nem todos os grandes nomes do setor apoiem a iniciativa.
A Disney e a Apple vão adotar estratégias próprias.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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