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Ibama lança ofensiva nos principais portos do país
Após fechar e abrir Santos, agência ambiental paralisa porto de Paranaguá
Multa de R$ 10 milhões e embargo de Santos
são suspensos; Ibama vai investigar ação de agentes em São Paulo
AGNALDO BRITO
DE SÃO PAULO
Um dia após quatro agentes do escritório do Ibama em
São Paulo embargarem e
multarem o porto de Santos,
o maior do país, o presidente
da agência ambiental federal
determinou o fechamento
dos portos de Paranaguá e
Antonina -complexo que é o
segundo mais importante do
país.
Em relação ao primeiro, o
Ibama nacional suspendeu a
multa de R$ 10 milhões e a
determinação de paralisação
das operações no cais santista apenas três horas após a
notificação ter sido entregue
à Codesp.
Nesse caso, o Ibama de
Brasília determinou uma sindicância para saber quais as
motivações que levaram os
agentes a ignorar o processo
de licenciamento pelo qual
passa o porto de Santos e
aplicar a punição.
A situação é mais grave no
porto de Paranaguá. O próprio presidente do Ibama,
Abelardo Azevedo, determinou o fechamento do porto.
A decisão foi tomada devido à falta de compromisso da
administração em buscar o
licenciamento ambiental do
complexo portuário.
Diferentemente do porto
de Santos, administrado por
uma empresa vinculada à Secretaria Especial de Portos, o
porto paranaense é administrado pela Appa (Administração dos Portos de Paranaguá
e Antonina), ligada ao governo do Estado do Paraná.
Ontem, alguns terminais
(como o de contêineres, o da
Petrobras e outros) recorreram à Justiça e obtiveram liminares para manter a operação.
Segundo a administração
do porto, a operação de 13
navios foi afetada em decorrência do embargo determinado pelo Ibama.
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