São Paulo, sábado, 10 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Retiro dos bilionários

Executivos de alguns dos mais poderosos grupos de mídia do mundo se reúnem em encontro anual nas montanhas de Idaho (EUA) promovido por banco de investimento

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

Mark Zuckerberg, o jovem por trás do Facebook, foi visto nesta semana saindo de um hotel ao lado de Eric Schmidt, o chefão do Google. No mesmo local, o magnata da mídia Rupert Murdoch tomava café da manhã com a sua mulher.
Os mais poderosos executivos de mídia e tecnologia trocaram os ternos e as gravatas por jeans e bonés nesta semana, num tradicional encontro anual na cidade montanhosa de Sun Valley, em Idaho (EUA), organizado pelo banco de investimento Allen & Co.
A lista de atividades inclui caminhadas e partidas de tênis, além de conferências a portas fechadas. Tal tom recreativo do evento, no qual os participantes aproveitam para trocar ideias e fazer negócios, acabou lhe rendendo o apelido de "acampamento de férias" do alto escalão da indústria.
Mas o que Zuckerberg, cofundador da rede social que mais cresce no mundo, estaria fazendo com o presidente-executivo do maior site de buscas do planeta? Será que Murdoch vai finalmente anunciar a venda do decadente portal MySpace?
O difícil acesso de jornalistas às atividades e aos participantes produz um verdadeiro noticiário típico de celebridades.
"Eles avistam alguém, escrevem para onde estão indo e depois tentam descobrir sobre o que estão falando", escreveu o colunista Joe Flint, do "Los Angeles Times", em referência à precária cobertura jornalística.
"É um evento perfeito para o Twitter porque raramente alguma coisa acontece aqui que vá além dos 140 caracteres", continuou, sobre o microblog que permite só um breve comentário por vez.

PALCO DE NEGÓCIOS
Exageros à parte, a pacata cidade de Sun Valley já foi, sim, palco do início de grandes negócios, como quando a Comcast adquiriu a NBC Universal, gigante de mídia e entretenimento, em 2009.
Para este ano, são esperadas aquisições menores e compras estratégicas, envolvendo canais de TV, estações de rádio e jornais. Além do MySpace, outra especulação que movimenta Sun Valley é se a Walt Disney irá mesmo vender o canal ABC, avaliado por analistas em US$ 10 bilhões.
Entre os ti-ti-tis que já fizeram manchetes, o Google negou que esteja desenvolvendo um novo serviço chamado Google Me, para competir com o Facebook. Na verdade, disse Schmidt, quanto mais usuários se afiliam à rede de Zuckerberg, mais eles usam o Google.
Blogs e twitteiros também registraram que Schmidt tirou muitas fotografias com sua câmera.
E, atenção, que Zuckerberg também tomou café da manhã com Robin Li, do Baidu, o maior site de buscas da China.
Steve Jobs, da Apple, não compareceu, assim como o chefão da Sony, que, dizem, foi ver a Copa do Mundo. O evento termina hoje, com apresentações de Bill Gates e Warren Buffett.


Texto Anterior: Análise/Custo de vida: Oferta regular de alimentos deve pressionar menos a inflação
Próximo Texto: Tecnologia: Site de vídeos Hulu pretende lançar versão global paga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.