São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vaivém

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

Redução maior na moagem de cana fará país elevar importação de álcool

O Brasil vai moer menos cana do que estava previsto e ter menos açúcar e menos álcool nesta safra 2011/12. Por outro lado, vai elevar as importações do combustível.
É o que aponta a nova estimativa de safra da consultoria Datagro, especializada no setor.
O levantamento indica recuo da moagem de cana no país para 584,6 milhões de toneladas. No centro-sul, serão 517,4 milhões, 16,5% menos do que na safra anterior.
O rendimento da cana cai para 137,45 quilos de ATR (Açúcar Total Recuperável) por tonelada de cana.
Os motivos para essa nova redução na oferta de cana-de-açúcar são vários, segundo Plinio Nastari, presidente da Datagro. Os produtores estão tendo problemas na colheita mecanizada, parte da cana foi afetada por geadas e há a incidência de pragas. Com a oferta menor de cana, a Datagro revisou a produção de açúcar para 31,85 milhões de toneladas no centro-sul, abaixo dos 33,5 milhões da safra anterior.
O consumo doméstico fica em 9,25 milhões de toneladas, enquanto as vendas externas recuam para 22,35 milhões. Em 2010, as exportações do centro-sul somaram 23,2 milhões de toneladas.
A produção de álcool do centro-sul caiu para 21,9 bilhões de litros, 13,7% menos do que na safra anterior. A queda ocorre na oferta de álcool hidratado, que recua para 13,3 bilhões de litros, 25,7% menos do que em 2010/11. A oferta de anidro sobe para 8,6 bilhões de litros Đmais 15,7%.
O cenário de queda na produção interna fez a Datagro reavaliar as importações totais de álcool do país para 1,49 bilhão de litros -455 milhões no ano passado.

Agropecuária Uma das saídas para a agropecuária é a integração entre lavoura, pecuária e floresta. Os benefícios são muitos, mas ainda há vários entraves na adoção do sistema. Esse é um dos temas de discussão do "Anualpec 2011", publicação especializada no setor de carnes (frango, bovina e suína) da Informa Economics/FNP.
José Vicente Ferraz, um dos coordenadores da publicação, diz que, além do tradicional balanço do setor, a publicação passa a acompanhar as carnes também no varejo. Na área de leite, a publicação indica que ainda falta um programa eficiente para melhorar o rebanho leiteiro.

Geada derruba previsão de safra de grãos de 2010/11

As recentes geadas afetaram a safra de inverno, e a produção nacional de grãos de 2010/11 mostrou pequeno recuo na avaliação deste mês da Conab.
Os dados de ontem da empresa indicam queda de 6,5% na safra de milho safrinha, que, agora, está estimada em 20,5 milhões de toneladas. Com isso, a produção total de grãos do país em 2010/11 deverá ficar em 161,5 milhões de toneladas -abaixo dos 162 milhões previstos em julho, mas ainda 8,2% acima dos 149,3 milhões colhidos no ano anterior. Com a revisão deste mês, a produção nacional de milho não cresce neste ano e fica estável em 56,3 milhões de toneladas.

Com KARLA DOMINGUES


Texto Anterior: Análise/Combustíveis: Meta da Petrobras é triplicar produção de petróleo até 2020
Próximo Texto: Ação em 3 Estados investiga sonegação fiscal em açúcar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.