São Paulo, sábado, 11 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

INFLAÇÃO

Restaurante e motel superam inflação no Dia dos Namorados

DO RIO - Quem escolheu viajar, sair para jantar ou passar a noite no motel para comemorar o Dia dos Namorados vai pagar mais neste ano. Os restaurantes subiram 9,45% nos últimos 12 meses e o item hotel/motel teve alta de 12,68% no período, segundo levantamento da FGV (Fundação Getulio Vargas).
Os aumentos superam a inflação acumulada no período -6,37%, pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor).
Para André Braz, economista da FGV, restaurantes, hotéis e motéis sofrem influência dos efeitos que pressionam os preços dos serviços como um todo: a renda maior, consu- mo aquecido e desemprego estável.
Uma dica para fugir dos altos preços, diz, é buscar reservas com antecedência ou promoções de sites de compras coletivas.
Mas, mesmo entre os serviços, há opções que subiram menos, como teatro (3,52%) e show musical (1,82%).
Os artigos de vestuário, um dos presentes preferidos para a data, subiram abaixo da inflação dos últimos 12 meses. As roupas masculinas e femininas tiveram altas de 5,29% e 5,62%, respectivamente. O preço desses produtos, porém, acelerou-se nos últimos meses com aumento do custo do algodão e a entrada da nova coleção, segundo Braz.
Por outro lado, o câmbio favorável às importações abriu espaço para um aumento abaixo da inflação nos perfumes, com variação de 3,05%.
(PEDRO SOARES)


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Commodities: De cada 5 lubrificantes, 1 é adulterado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.