São Paulo, sábado, 11 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

commodities

De cada 5 lubrificantes, 1 é adulterado

Monitoramento da ANP mostra que quase 20% dos produtos tinham qualidade inferior à prometida no rótulo

Diante dos resultados, a Agência Nacional do Petróleo vai adotar ações visando reduzir as irregularidades


CIRILO JUNIOR
DO RIO

Dois em cada dez lubrificantes vendidos nos postos apresentam qualidade inferior à prometida no rótulo.
A avaliação é do monitoramento mensal que a ANP faz desses produtos.
Em abril, 19,4% das amostras de lubrificantes colhidas não estavam em conformidade com os padrões exigidos e as informações dos rótulos.
O levantamento da ANP mostra que a adulteração de lubrificantes é quase dez vezes superior se comparada com as irregularidades em combustíveis como a gasolina (1,4%) e o álcool (2,9%).
Nos últimos anos, houve queda na proporção de lubrificantes irregulares. Há cinco anos, quase a metade estava fora dos padrões.
O índice atual, em torno de 20%, ainda é considerado alto, e por isso a ANP intensificará, nas próximas semanas, ações contra a adulteração.
"Já identificamos os principais suspeitos e estamos preparando ações de fiscalização. O consumidor não pode pagar por um produto e ser iludido", diz o superintendente de fiscalização do abastecimento da ANP, Carlos Orlando Enrique da Silva.
"Houve redução das irregularidades no mercado de álcool, e queremos que isso aconteça com os lubrificantes", diz Alísio Vaz, que preside o Sindicom (sindicato das distribuidoras de combustíveis e lubrificantes).


Texto Anterior: Inflação: Restaurante e motel superam inflação no Dia dos Namorados
Próximo Texto: E eu com isso?: Material serve para elevar vida útil do motor
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.