São Paulo, sábado, 12 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA MERCADO FINANCEIRO

Best-seller faz aposta certa em visionários desconhecidos

TÚLIO LUZ BARBOSA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O livro "The Big Short" [A Grande Venda], de Michael Lewis, se destaca na farta oferta de literatura sobre a recente crise financeira mundial. A qualidade da narrativa de histórias reais é o grande trunfo de Lewis.
O autor de "O Jogo da Mentira" ("Liar's Poker"), crônica dos excessos da Wall Street nos anos 80, conta aqui casos de pequenos e singulares investidores.
São pessoas que dificilmente poderiam ser enquadradas nos padrões tradicionais do mercado financeiro, mas que conseguiram identificar os problemas existentes no mercado "subprime" de títulos hipotecários e apostaram em seu colapso.
Outro aspecto relevante é o fato de Lewis tentar explicar em linguagem mais acessível um mercado complexo e seus instrumentos, exóticos até então mesmo para diversos participantes do mercado financeiro.
Presente na lista dos títulos mais vendidos do jornal "The New York Times", o livro foi citado por congressistas americanos durante discussões sobre a regulamentação do setor e poderá virar filme.
Mas não é, nem tem a pretensão de ser, um relato completo da crise. John Paulson, provavelmente o maior e mais famoso investidor que apostou contra a bolha imobiliária, é citado marginalmente. Os esforços das autoridades para a contenção da crise pouco ou nada aparecem.
O lançamento no Brasil está previsto para janeiro, pela BestBusiness.


TÚLIO LUZ BARBOSA, 41, é mestre em economia pela FGV.

THE BIG SHORT
AUTOR Michael Lewis
EDITORA W.W. Norton
QUANTO US$ 27,95 (R$ 52, 266 págs.)



Texto Anterior: Cifras & Letras
Crítica/Desigualdade: Prêmio Nobel defende uma economia do bem-estar

Próximo Texto: Lançamentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.