São Paulo, sábado, 12 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emprego industrial sobe, mas não volta ao nível pré-crise

Nível avança pelo quarto mês seguido, mas continua 3,3% abaixo do pico registrado em setembro de 2008

CIRILO JUNIOR
DO RIO

No embalo da retomada da produção, o nível de emprego na indústria subiu 0,4% em abril em comparação a março, segundo o IBGE. Foi a quarta alta consecutiva. Nesse período, houve expansão acumulada de 2%.
Na comparação com o resultado de abril de 2009, o emprego industrial elevou-se em 3,3%, maior avanço desde fevereiro de 2008, quando a alta havia sido de 3,5%.
De janeiro a abril, houve elevação de 1,3% em relação a igual período no ano anterior. No acumulado em 12 meses, no entanto, o emprego na indústria ainda tem queda de 3,4%, influenciado pelos efeitos da crise em boa parte do ano passado.
O emprego na indústria segue, com certa defasagem, o movimento da atividade do setor. A produção industrial conseguiu superar em março o até então recorde, de setembro de 2008, antes da crise internacional.
O nível de emprego na indústria segue 3,3% abaixo do pico registrado em setembro de 2008, influenciado pelas demissões no ano passado, quando foram registradas quedas recordes.
"O crescimento do emprego acompanha, em menor magnitude, a expansão da produção industrial. Pelo efeito da base de comparação, a perspectiva é que haja uma leve desaceleração ao longo deste ano", afirma Fernando Abritta, economista do IBGE.
O número de horas pagas, indicador para novas contratações, ficou praticamente estável, com variação de 0,1% ante março. Na comparação com abril do ano passado, houve alta de 4,2%, maior variação constatada desde dezembro de 2004.
A folha de pagamento da indústria recuou 0,4% em relação a março. Essa queda ocorre depois de três meses consecutivos em alta, quando foi acumulada expansão de 9,4%. Ante abril de 2009, a folha de pagamento avançou 5,4%.


Texto Anterior: Contratação: Concurso atrai 1 milhão e atrasa
Próximo Texto: Análise: Juros e crise da Europa podem afetar recuperação do setor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.